Cirurgia Geral

Câncer de mama

Câncer de mama:

 

Atualmente, o tumor da mama é o tipo de câncer mais comum nas mulheres.  O diagnóstico desta doença carrega consigo uma carga devastadora na autoestima da mulher. Além do risco de vida diretamente relacionado ao câncer, gera uma sequela psicológica muito dolorosa relacionada a mutilação da perda da mama (pela cirurgia) e a perda do cabelo (pela quimioterapia). Isto é, ele interfere em dois dos maiores símbolos  da beleza é feminilidade.

Mas como prevenir está doença?

Infelizmente não podemos evitar que o câncer de mama se desenvolva. No entanto, devemos ter extrema atenção com o diagnóstico precoce. Diagnosticar tumores pequenos (na fase inicial) faz toda a diferença!

Se diagnosticado precocemente o câncer de mama é uma doença curável . e nesta fase, seu tratamento não levará a mutilações extremas.  Preservando a vida,  a qualidade de vida e mantendo a autoestima da mulher.

A mamografia anual após os 40 anos é o principal método de rastreio existente. Porém, é importante lembrar que para algumas mulheres de alto risco para o desenvolvimento deste tumor, medidas adicionais podem ser necessárias:

  • Rastreio com ressonância magnética e

  • Realização de testes genéticos.

  • Em alguns casos de alto risco, por mutação genética comprovada, a mastectomia (retirada da mama) profilática pode ser aventada.

 

    Não se pode temer ou fugir desta questão. Procure um médico e faça seu exame anual. Os avanços na quimioterapia, radioterapia, técnicas de preservação da mama, pesquisa do linfonodo sentinela (evitando um esvaziamento linfático axilar desnecessário) e a reconstrução plástica da mama, melhoraram muito nos últimos anos. Os resultados atuais são animadores.

 

Estamos à disposição para qualquer esclarecimento adicional.