Cirurgia Geral
Câncer de mama

Câncer de mama:
Atualmente, o tumor da mama é o tipo de câncer mais comum nas mulheres. O diagnóstico desta doença carrega consigo uma carga devastadora na autoestima da mulher. Além do risco de vida diretamente relacionado ao câncer, gera uma sequela psicológica muito dolorosa relacionada a mutilação da perda da mama (pela cirurgia) e a perda do cabelo (pela quimioterapia). Isto é, ele interfere em dois dos maiores símbolos da beleza é feminilidade.
Mas como prevenir está doença?
Infelizmente não podemos evitar que o câncer de mama se desenvolva. No entanto, devemos ter extrema atenção com o diagnóstico precoce. Diagnosticar tumores pequenos (na fase inicial) faz toda a diferença!
Se diagnosticado precocemente o câncer de mama é uma doença curável . e nesta fase, seu tratamento não levará a mutilações extremas. Preservando a vida, a qualidade de vida e mantendo a autoestima da mulher.
A mamografia anual após os 40 anos é o principal método de rastreio existente. Porém, é importante lembrar que para algumas mulheres de alto risco para o desenvolvimento deste tumor, medidas adicionais podem ser necessárias:
-
Rastreio com ressonância magnética e
-
Realização de testes genéticos.
-
Em alguns casos de alto risco, por mutação genética comprovada, a mastectomia (retirada da mama) profilática pode ser aventada.
Não se pode temer ou fugir desta questão. Procure um médico e faça seu exame anual. Os avanços na quimioterapia, radioterapia, técnicas de preservação da mama, pesquisa do linfonodo sentinela (evitando um esvaziamento linfático axilar desnecessário) e a reconstrução plástica da mama, melhoraram muito nos últimos anos. Os resultados atuais são animadores.
Estamos à disposição para qualquer esclarecimento adicional.