VIDEOCIRURGIA

Na videocirurgia (videolaparoscopia, ou laparoscopia, ou cirurgia minimamente invasiva) o cirurgião acessa o interior abdome do paciente sem a necessidade de realizar amplas incisões cirúrgicas na pele.

 

Através de pequenas incisões (de 0,5 a 1cm), introduzimos uma microcâmera e algumas pinças específicas que permitem realizar diversos tipos de procedimentos cirúrgicos.

Quais os benefícios da videocirurgia?

   Melhores resultados estéticos

     Menor período de permanência hospitalar

     Recuperação mais rápida e retorno precoce as atividades cotidianas

     Menos dor no pós-operatório

     Menores incisões

     Menor resposta inflamatória ao procedimento cirúrgico

     Alimentação precoce (nas cirurgias gastrointestinais)

 

    A videocirurgia tem se tornado a melhor via de acesso cirúrgica para as principais operações. No entanto também existem contra-pontos neste tipo de procedimento. É fundamental que todo planejamento cirúrgico seja exaustivamente conversado e orientado pelo médico.

O que é cirurgia "single port" ?

É uma modalidade de cirurgia videolaparoscópica na qual realizamos apenas uma incisão (geralmente umbilical) e todas as pinças e a microcâmera entram exclusivamente por este orifício. Há operações e indicações específicas para esta intervensão. Os riscos e benefícios devem sempre ser avaliados caso a caso.

O que é mini-laparoscopia?

É uma modalidade cirúrgica semelhante a videocirurgia convencial, no entanto as incisões de acesso a cavidade abdominal são menores (3 mm a 5 mm). É necessário um instrumental específico para este tipo de cirurgia. Também existem indicações específicas e os riscos e benefícios devem ser avaliados caso a caso.